Bibliotecas Digitais From: ladonordeste, 10 months ago
Bibliotecas Digitais
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: rbe escolares)
Bibliotecas Digitais e Bibliotecas Escolares
SlideShare Link

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Como serão as Bibliotecas do Futuro?

No futuro, as bibliotecas serão HÍBRIDAS, ou seja, constituídas por documentos em suportes
materiais tanto como por documentos em suportes digitais.

Se as bibliotecas digitais se integram nos tipos de bibliotecas tradicionais (públicas, escolares,
universitárias...), quais são então as mudanças que implicam?

a) Mudança Conceptual: à posse física dos documentos substitui-se o conceito de acesso à
informação e aos documentos, que não têm à partida uma existência física, mas virtual.

b) Mudança na Sequência das Acções: o acesso aos documentos pode fazer-se sem os constrangimentos das bibliotecas físicas:
  • deslocação a um sítio (ao edifício da biblioteca),
  • procura de um lugar (mesa, cadeira...),
  • dependência dos horários de abertura, etc..

Ou seja, o documento pode ser acedido a qualquer hora, a partir de qualquer lugar, dependendo agora da existência de um intermediário tecnológico (computador, modem, linha telefónica).


c) Mudança na Dinâmica de Publicação: aparecimento da micro-edição, multiplicação da auto-edição electrónica - novas oportunidades para os indivíduos e grupos que não têm possibilidade de editar os seus trabalhos pelas vias comerciais; reequacionamento da edição: áreas sem grande sucesso editorial passam a ser predominantemente editadas electronicamente.


d) Instabilidade das Colecções: a duração de vida média de uma publicação electrónica na web é de seis semanas - implica um renovado esforço de organização das colecções e a avaliação permanente da necessidade de transferência de suporte dos documentos;

e) A info-poluição: não é uma novidade, mas a informação electrónica obriga a um redobrar de cuidados na avaliação das colecções.


f) Redistribuição dos documentos: documentos únicos passam a poder ser disponibilizados para todos, sem que haja necessidade de deslocação física para pontos distantes, pedidos de fotocópias, etc..

g) Transferência de suportes: documentos impressos, sonoros, audiovisuais são transpostos para formatos electrónicos e documentos em suporte electrónico podem ser impressos, gravados, etc..


h) Novos problemas de conservação epreservação, relacionados com:

• A instabilidade dos recursos de Internet;

• A evolução dos programas de criação e difusãoda informação (rápida desactualização eimpossibilidade de leitura em programas maisavançados);

• A evolução do hardware e dos própriossuportes materiais onde a informação digital éarmazenada;

• A durabilidade suportes.


i) A grande inovação: o hipermédia (cada documento faculta a ligação para outras partes de si próprio e/ou para outros documentos, num processo de enlace ssucessivos, que possibilitam a exploração ‘ad-aeternum’ do mesmo tema, ou a descoberta de novos temas. )

Sem comentários:

Enviar um comentário