Bibliotecas Digitais From: ladonordeste, 10 months ago
Bibliotecas Digitais
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: rbe escolares)
Bibliotecas Digitais e Bibliotecas Escolares
SlideShare Link

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

American Memory Project

Na página principal deste sítio Web http://memory.loc.gov encontra-se uma lista de colecções que podem ser facilmente pesquisadas por tópicos. Numa pesquisa mais aprofundada, estão disponíveis para o utilizador mais opções de recuperação de informação. Quer se dizer com isto, que existem mais tópicos relevantes para além dos que são mencionados no início da página. Neste mesmo campo, pode ainda ser pesquisada uma lista das colecções presentes no sítio Web da biblioteca do congresso.
Salienta-se ainda, que esta pesquisa está ordenada alfabeticamente. Ainda nesta página, são apresentadas as colecções em destaque. Em súmula, esta informação é de fácil acesso à pesquisa do utilizador.
No rodapé está disponível um link (the library of congress), onde o utilizador pode aceder à página principal. Aqui é mencionada toda a informação que envolve a biblioteca do congresso. Ainda nesta página, pode-se efectuar uma procura por: crianças e famílias; bibliotecários; publicações; investigadores; professores e visitantes.
Através do menu browse o utilizador pode navegar em colecções, que estão disponíveis cronologicamente; por conteúdo, e por lugar. Em caso de dúvidas, esta página disponibiliza ainda uma pesquisa orientadora ao utilizador.
No menu about consta a missão e a história da biblioteca do congresso. Neste menu é ainda visível a informação sobre: as colecções, informação técnica e perguntas frequentes.
Referente ao menu help, este tem as funções de: auxiliar o utilizador na pesquisa de informação, encaminha o utilizador na procura da sua informação; procura por ajuda, fornecendo estratégias de pesquisa; respostas às questões mais frequentes; e contacto directo com o bibliotecário, através de comentário e questões.
O menu contact dispõem ao utilizador a opção de escolha entre: Comentário ao site, pergunta ao bibliotecário, conversa com o bibliotecário e Comunicar um erro.
No que concerne à acessibilidade deste sítio Web, pode ser dizer que orienta o utilizador para a informação que pretende encontrar. A estrutura do sítio Web, encontra-se bem delineada e conjuntamente ordenada. Isto é, o utilizador consegue navegar entre as páginas através dos menus e ao mesmo tempo encontrar toda a informação pretendida.
Em relação ao design do interface com utilizador, pode-se afirmar que o sítio Web está organizado de uma forma simplificada, permitindo de forma objectiva dar resposta às necessidades dos seus utilizadores.
Feita a análise a este sítio Web desta biblioteca digital, pode afirmar-se que possui alguns sistemas de organização do conhecimento, de que são exemplo:

• Organização hierárquica por assuntos
• Índice toponímico
• Índice cronológico

Sem comentários:

Enviar um comentário