Bibliotecas Digitais From: ladonordeste, 10 months ago
Bibliotecas Digitais
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: rbe escolares)
Bibliotecas Digitais e Bibliotecas Escolares
SlideShare Link

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Biblioteca Digital Europeia

A Comissária para a Sociedade de Informação e Meios de Comunicação já deu o seu apoio formal ao trabalho da Fundação para a Biblioteca Digital Europeia (European Digital Library Foundation).
Entre os membros da Fundação contam-se as principais associações de instituições vocacionadas para o património e a informação.
A Biblioteca Digital Europeia tem em desenvolvimento um sítio Web protótipo, a ser lançado durante o próximo ano. Simultaneamente com a apresentação formal dos Estatutos à Comissária, a Fundação anunciou o tema CIDADE como o primeiro dos temas desse sítio Web.
O projecto da biblioteca digital europeia está a reunir conteúdos digitalizados dos arquivos, museus, colecções audiovisuais e bibliotecas, compreendendo mapas, artefactos, fotografias, som, imagens em movimento, livros, documentos de arquivo e obras de arte para explorar dois milénios de ligações entre as cidades europeias.
A Biblioteca Digital Europeia encontra-se alojada na
Koninklijke Bibliotheek, a biblioteca nacional dos Países Baixos e é liderada pela Conference of European National Librarians (Conferência dos Directores de Bibliotecas Nacionais da Europa).
Trata-se de um dos mais emblemáticos projectos no âmbito das iniciativas i2010 da Comissão para criar uma Sociedade Europeia da Informação que promova o crescimento e o emprego (ver
IP/05/643 ).
Em 25 de Agosto de 2006, a Comissão adoptou uma Recomendação sobre digitalização e preservação digital (ver
IP/06/1124 e MEMO/06/311 ) que incentiva os Estados Membro a implementar mecanismos de digitalização em larga escala, de forma a acelerar o processo de disponibilização em linha da herança cultural da Europa, através da Biblioteca Digital Europeia.
Em Novembro de 2006, a ideia da biblioteca digital europeia foi fortemente apoiada pelos Ministros da Cultura de todos os Estados Membro da União Europeia, sendo mais recentemente secundada pelo Paralamento Europeu na sua
Resolução de 27 de Setembro de 2007.

Mais informação sobre a Biblioteca Digital Europeia disponível em http://www.europeandigitallibrary.eu/edlnet/

Sem comentários:

Enviar um comentário