Bibliotecas Digitais From: ladonordeste, 10 months ago
Bibliotecas Digitais
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: rbe escolares)
Bibliotecas Digitais e Bibliotecas Escolares
SlideShare Link

domingo, 7 de dezembro de 2008

Os três desafios das bibliotecas digitais

  • A conservação e a digitalização: como escolher os documentos a digitalizar, como garantir a cobertura de todas as ideias e de todos os idiomas? Como arquivar os fluxos de informações que circulam na internet em proveito das gerações futuras? Como conservar no fundo nos bens comuns os documentos de domínio público que foram digitalizados?
  • A pesquisa documental: como articular os modelos dos motores de pesquisa e de classificação de modo a evitar que o conhecimento não se transforme apenas num registo da “popularidade” ideia ou concepção? Como desenvolver o multilinguismo e a navegação por conceitos prometidos pela “Web semântica” associando todos os internautas do mundo inteiro?
  • O acesso aos documentos: como manter os limites e as excepções à propriedade intelectual que permitem às bibliotecas participar na livre circulação dos conhecimentos no universo digital? Como evitar que novos direitos e técnicas de propriedade associados aos documentos digitais não venham reduzir a capacidade de acesso de todos e todas ao conhecimento?


Poderemos reflectir melhor sobre a continuidade e sermos menos sujeitos aos impulsos mediáticos. Enfim, no campo das ideias, poderemos medir a importância da implementação de normas de descrição (os meta dados) e de interoperabilidade (a tradução, a cooperação na descrição de documentos e a necessidade de reformatar permanentemente os documentos para que eles permaneçam legíveis conforme a evolução técnica) que constituem o fundamento das técnicas da internet.
Encontramos, dessa maneira, uma concepção social da informação e do conhecimento que constrói ao mesmo tempo um património (as obras do passado) e um acesso às informações mais actuais (as publicações científicas). Relativizamos as visões estritamente comerciais da produção de cultura e de conhecimento colocando-nos do ponto de vista dos bens comuns da informação e de seus efeitos sobre o desenvolvimento das pessoas e dos países.

Bibliografia

CROSNIER, Hervé Le - Bibliotecas digitais: Os três desafios das bibliotecas digitais. [Em linha]. [consultado em 7 de Dezembro de 2008]. Disponível na Internet em: http://vecam.org/article628.html

1 comentário:

  1. Olá, parabéns pela escolha do vosso tema, esta é uma questão que assola os serviços documentais de todas as Bibliotecas, Arquivos e Centros de documentação. Não basta dizer "vamos digitalizar", é necessário avaliar as necessidades dos utilizadores como dos serviços, é sem dúvida uma mais valia para ambos, desde que a solução seja uma resposta, um meio de apoio a quem procura os serviços.
    É sem dúvida um novo processo de agilizar o acesso rápido e eficaz à informação.
    Bobliotecas Digitais sim, mas sempre com o apoio de profissionais a fazer o trabalho de bastidores sem dúvida alguma.
    Nós somos o futuro dos profissionais da área da Informação, está cada vez mais ao alcance de todos nós está realidade evidente para alguns, ainda irreal para outros, mas nós estamos cá e a curto prazo de tempo demosntraemos que mesmo com as Bibliotecas Digitais em massa, o nosso contributo é fundamental.
    mais uma vez Parabéns pela escolha do tema. Boa sorte.
    Sofia Lopes

    ResponderEliminar