Bibliotecas Digitais From: ladonordeste, 10 months ago
Bibliotecas Digitais
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: rbe escolares)
Bibliotecas Digitais e Bibliotecas Escolares
SlideShare Link

domingo, 7 de dezembro de 2008

Contexto Digital


As bibliotecas digitais impõem-se como um fenômeno que pode vir a minorar alguns dos problemas enfrentados pelos que pretendem resolver suas necessidades de informação por meio do contexto digital. Entretanto, não dispensam a existência das bibliotecas tradicionais, que ao que tudo indica ainda terão uma longa vida pela frente, até porque estas tem como função permitir o acesso a bibliotecas digitais, para aqueles utilizadores que não teriam condição de fazê-lo, de outra forma.
As bibliotecas digitais têm muito a aprender com as bibliotecas tradicionais, dada a longa experiência acumulada por estas em todas as questões que dizem respeito à criação, organização e manutenção de conjuntos de informação: selecção, organização e tratamento, análise de consultas, desenvolvimento de estratégias de pesquisa, realização de pesquisas, disseminação. O tratamento da informação, por conseguinte, continua a ser necessário no contexto digital, mas depende de uma melhor definição da natureza e das características dos vários tipos de bibliotecas digitais, para que possa ser feito com eficácia e com eficiência.
Ao contrário, o que ocorre no momento é uma tendência a tratar a biblioteca digital como um fenômeno único, abrangente, a que se poderia aplicar processos genéricos que servissem para resolver todas as questões automaticamente, bem ao estilo de muito do que se faz no contexto digital, neste momento.
Mas novos desafios se apresentam para o tratamento da informação, como a questão linguística, amplificados pelas facilidades de comunicação trazidas pelo contexto digital.
O contexto digital é denominado pelo conceito de rede ("um conjunto de nós interconectados"). Nós - são fontes electrónicas de informação interconectadas através da Internet.
A biblioteca digital cada vez mais se afirma pois num contexto digital, trata-se de um conjunto de artefactos, conhecimentos, práticas e uma comunidade, que imagina compromissos realísticos assumidos por profissionais da informação, analistas de sistemas e utilizadores. O conceito tem por objectivo expressar a mistura de lugares, corpos, vozes, habilidades, práticas, mecanismos técnicos, teorias, estratégias sociais e trabalho colectivo que, juntos, constituem conhecimentos/práticas tecnocientíficas e a contingência circunstancial de uma colagem, com práticas activas e em evolução, ao invés de uma estrutura passiva e estática.
Então, pensando no nosso contexto tradicional, contexto digital é um meio defacilitar o acesso a colecções que já existiam há muito tempo, com variada dificuldade de acesso, mas cujas eventuais facilidades providenciadas em nada se poderiam comparar às facilidades que a Internet pode propiciar. Um bom exemplo, é o caso das colecções da Biblioteca do Vaticano, não só distante fisicamente de muitos dos interessados em potencial nos seus tesouros, mas de difícil acesso pelas condições dos próprios documentos, muitos deles extremamente raros. Entretanto, sejam quais forem as razões, parece claro que uma parte da população terá dificuldades em ter acesso à informação digital. Embora pudéssemos aceitar a informação, defendida por muitos, de que hoje em dia todo o conhecimento está disponível na Internet, coisa muito diferente é essas informações estarem disponíveis para toda a população.

Bibliografia:

DIAS, Eduardo Wense - Contexto Digital e Tratamento da Informação. [Em linha]. [Consultado em 30 de Novembro de 2008]. Disponível na Internet em: dici.ibict.br/archive/00000306/01/Contexto_Digital.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário