Bibliotecas Digitais From: ladonordeste, 10 months ago
Bibliotecas Digitais
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: rbe escolares)
Bibliotecas Digitais e Bibliotecas Escolares
SlideShare Link

sábado, 6 de dezembro de 2008

Gestão de Colecções



Uma boa política de gestão para o desenvolvimento de colecções constitui uma pedra fundamental para a escolha da melhor colecção na sua parte física ou electrónica.
Uma vez, que a questão que se coloca muitas vezes é a como desenvolver uma colecção pertinente e útil para os utilizadores, na medida em que os recursos disponibilizados para tal é limitado e a selecção da documentação é fundamental.
É nesta perspectiva que o desenvolvimento de uma boa política para a gestão das colecções é fundamental., pois esta vai permitir uma colecção digital coerente e em completa consonância com as colecções já existentes, bem como a vantagem de permitir ao utilizador conhecer os critérios de avaliação e selecção dos recursos usados para a gestão das colecções electrónicas.
Por outro lado, torna-se importante conhecer que a lista dos critérios de dos sites esteja presente no site de uma biblioteca digital.
Deste modo para uma gestão de colecção há que compreender alguns aspectos, entre eles:

  • A missão e os objectivos da biblioteca em questão;
  • O nível de desenvolvimento de colecções,
  • As responsabilidades;
  • Os pontos fortes e fracos da colecção;
  • A justificação dos critérios de selecção e avaliação.

Em relação aos recursos electrónicos é preciso ter atenção ao suporte técnico, licenças, evitar adquirir informação já disponível, facilidade de acesso.






Sem comentários:

Enviar um comentário